Algumas pessoas ainda confundem os conceitos de construtora e incorporadora, pois saiba esses dois tipos de serviço são bem diferentes um do outro. O que é a incorporação? Como ela funciona? Quais os objetivos desse tipo de empreendimento? É um bom negócio contratar uma incorporadora? Todas essas dúvidas podem ser suas, mas não serão mais.

Os tópicos abaixo vão te dar todas as respostas que você procura a respeito da incorporação imobiliária!

O que é uma incorporadora?

A incorporadora é uma empresa do ramo imobiliário que registra junto ao cartório determinado imóvel que será colocado à venda posteriormente. Ela não faz apenas isso, como articula o negócio com o vendedor da casa ou apartamento, analisa a qualidade da infraestrutura, faz um estudo a respeito do valor da propriedade, entre uma série de outras exigências.

A partir daí, ela pode vender um apartamento na planta, por exemplo, pois já sabe de toda a viabilidade do processo. A incorporadora é a dona do imóvel que você vai comprar. Bem diferente da construtora, que é a empresa que vai construir o edifício apenas.

Em algumas situações a construtora e a incorporadora são a mesma empresa, por isso essa dúvida é recorrente. Mas não é uma obrigação que elas sejam juntas.

Como funciona a incorporação?

A incorporação imobiliária é quando a empresa responsável analisa todos os quesitos relativos ao imóvel e coloca essa propriedade à venda, após o término desse estudo.

A incorporadora é responsável por tudo que envolve a regularização do imóvel para a construção posterior. É ela que faz o projeto arquitetônico, que define o espaço dos apartamentos, garagem e espaços sociais, além de fazer contato com a construtora que vai erguer o prédio.

Toda a cobrança e responsabilidade por parte desses imóveis são da incorporadora. Ela é quem analisou e vendeu o apartamento para o cliente.

Qual a diferença entre o corretor e o incorporador?

O corretor de imóveis é um profissional cadastrado que tem o direito por lei de negociar propriedades. É ele quem faz a venda, apenas isso, todo o restante é de responsabilidade do incorporador.

Normalmente, esses dois profissionais ou empresas atuam juntas e podem até ser a mesma, como ocorre com o caso da construtora. Mas também não é uma obrigação.

Como escolher uma boa incorporadora?

Para escolher uma incorporadora de qualidade, é preciso que você faça uma vasta pesquisa de mercado, converse com pessoas que já compraram imóveis dessa empresa, veja as reclamações, se há ações na justiça e outros detalhes que vão evitar surpresas desagradáveis.

Há muitos relatos e notícias de empresas que não entregam os imóveis no tempo certo, que os apartamentos estão ruins e outras críticas diversas. Essas incorporadoras podem até existir, mas não são a maioria, pode ter certeza disso.

Existem muitas empresas sérias no mercado, faça a escolha certa! Se tiver alguma dúvida ainda sobre o que é uma incorporadora, entre em contato com a gente para que essas perguntas sejam respondidas.

Referências bibliográficas:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Incorpora%C3%A7%C3%A3o_imobili%C3%A1ria

 

Tags: ,